domingo, 31 de julho de 2016

"PARA A MAIOR GLÓRIA DE DEUS"




"PARA A MAIOR GLÓRIA DE DEUS", este era o glorioso lema de Santo Inácio de Loyola. E não poderia haver divisa mais magnífica. Um homem com extraordinário vigor de espírito, e que abraçou a santidade e a levou até as últimas consequências...




Inácio até os 26 anos de idade, foi homem entregue às vaidades do mundo. Deleitava-se principalmente no exercício das armas, com grande e vão desejo de ganhar honras. E como era guerreiro foi ferido em uma das pernas no cerco de Pamplona.




Gostava muito de ler livros mundanos e romances. Assim que se sentiu melhor, pediu que lhe dessem alguns deles para passar o tempo. Mas não se tendo encontrado naquela casa nenhum livro desse gênero, deram-lhe um que tinha como título "A vida de Cristo" e outro chamado "Florilégio dos santos."
Em meio a tudo isto estava a divina providência que, através dessas novas leituras, ia dissipando seus frívolos pensamentos. Assim ao ler a vida de Cristo Nosso Senhor e dos santos punha-se a pensar e a dizer consigo próprio: "E se eu fizesse o mesmo que fez São Francisco e o que fez São Domingos?"
E a partir deste momento resolveu ser santo!
Santo Inácio, desde então deixou a condição de fidalgo, abandonou as coisas do mundo, fazendo-se quase mendigo, e decidiu estudar. Mais tarde funda a Companhia de Jesus. Exerceu intensa atividade apostólica não apenas com seus escritos, mas formando muitos discípulos que contribuíram para o bem da Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre esta postagem!