sábado, 29 de abril de 2017

O primeiro jornal a publicar o milagre do sol

Primeira notícia na história, sobre o milagre do sol:
Eis (na íntegra) o curioso texto, não assinado, por certo escrito pela redação do “Mensageiro Parochial”, de Viseu, um dos semanários que se publicavam em duplicação com o “João Semana”:
Jornal "João Semana" (28/10/1917)
Clique na notícia para aumentar
Em 01/07/1917 noticiava o “J. S.”:
 Um rapazito de dez anos, chamado Severino Alves, pastor, filho duma pobre e virtuosa viúva, é o protagonista do caso".

E segue a transcrição de “A Ordem” de 09/06/1917, em que se narra ir o pequeno pastor, em dia da Ascensão, a caminho do monte, eram cerca das 8 horas da manhã, rezando o terço, quando um relâmpago o impressionou. “Dá mais uns passos, atravessa um portelo e defronta uma Senhora, sentada, com as mãos postas, tendo o dedo maior da mão direita destacado, em determinada direção. O seu rosto era lindo como nenhum outro, toda Ela cheia de luz e esplendor, de maneira a confundir a vista, cobrindo-lhe a cabeça um manto azul, e o resto do corpo um vestido branco. Logo que o pequeno vidente A viu, caiu para o lado surpreendido com tal acontecimento. Readquirido animo, levantou-se e exclamou: “Jesus Cristo”. Nesse mesmo momento desapareceu a visão”. (…)
No dia seguinte, à mesma hora e no mesmo local encontrou a mesma Senhora. “Nesse dia o rosto da Aparição despreendia-se em sorrisos. Quando A viu caiu de joelhos e disse um pouco surpeeendido (para não dizer assustado), o que o seu pároco lhe havia aconselhado: – Quem falou ontem fale hoje. Então a Aparição com uma voz que era um misto de rir e cantar, diferente do falar de todos os mortais que tem visto, tranquilizou-o dizendo-lhe: “Não te assustes. Sou Eu, menino. E acrescentou: “Dize aos pastores do monte que rezem sempre o terço, e que os homens e mulheres cantem a Estrela do Céu. E as Mães que têm filhos lá fora, que rezem o terço, cantem a Estrela do Céu e se apeguem comigo, que hei-de acudir ao Mundo e aplacar a guerra”. (…)
Depois de observar que, com a comoção, o pequeno não mais quis voltar ao local da aparição, “A Ordem” acrescenta: “A criança, apesar da sua extrema pobreza, tem uma aparência sadia, sem aspecto e antecedentes nervosos que permitam supor que fosse uma alucinação, aliás repetida. É uma criança que é considerada na freguesia, gozando fama de verdadeira, e não mentirosa”.
E a notícia continua, explicando que a “Estrela do Céu” é uma antiga oração já esquecida naquela terra e que o povo considerava a aparição como de Nossa Senhora.
Em 8/7, 15/7 e 22/7, “J. S.” volta ao assunto, a propósito da antífona “Estrela do Céu”, e na semana seguinte (29/7) afirma que a autoridade eclesiástica iniciou o processo e que, enquanto o arcipreste local concluía pela veracidade dos factos, milhares de pessoas citavam milagres e deslocavam-se ao Barral.
O probo historiador e professor universitário P.e Avelino de Jesus Costa, que se debruçou sobre o assunto, admite a veracidade dos factos:

[3] “O Século” do próprio dia 13, em 1.ª página, anunciava: “Em pleno sobrenatural! As Aparições de Fátima / Milhares de pessoas concorrem a uma charneca nos arredores de Ourém, para verem e ouvirem a Virgem Maria”.
O jornalista Avelino de Almeida foi, como enviado especial, disposto a fazer a reportagem da aparição e, como livre pensador, ia preparado para escalpelizar o anunciado “sinal” previsto para aquele dia. Do que observou escreveu com imparcialidade, logo no dia 15, em 1ª página, um artigo intitulado: “Coisas espantosas! Como o Sol bailou ao meio dia em Fátima. As Aparições da Virgem – Em que consistiu o sinal do Céu – muitos milhares de pessoas afirmam ter-se produzido um milagre – A guerra e a paz” e uma fotografia dos três pastorinhos (a única ilustração vinda na 1.ª página), acompanhava o texto.
Em 13 de Outubro de 1917: Grupo de pessoas olhando para o céu. Gravura gentilmente cedida pela “Voz de Fátima”. Esta mesma cena veio reproduzida na “Ilustração Portuguesa” de 29/10/1917, embora apenas com as personagens do lado direito (cf. Sebastião Martins dos Reis, “Síntese crítica de Fátima”). Não foi possível constatar se algum vareiro esteve nesse dia em Fátima entre as 50 000 testemunhas do “milagre do Sol”.

A “Ilustração Portuguesa”, revista de grande tiragem, apresentou em 29 de Outubro, a páginas 353-356, uma reportagem do mesmo jornalista com nada menos que onze fotografias tiradas em 13 de Outubro. Do artigo, que tinha por título “O Milagre de Fátima” (Carta a alguém que pede um testemunho insuspeito”) transcrevemos a parte final: “E, quando já não imaginava que via alguma coisa mais impressionante do que essa rumorosa mas pacífica multidão animada pela mesma obsessiva ideia e movida pelo mesmo poderoso anseio, que vi eu ainda de verdadeiramente estranho na charneca de Fátima? A chuva, à hora prenunciada, deixar de cair; a densa massa de nuvens romper-se e o astro-rei – disco de prata fosca – em pleno zénite, aparecer e começar dançando n’um bailado violento e convulso, que grande número de pessoas imaginava ser uma dança serpentina, tão belas e rutilantes cores revestiu sucessivamente a superfície solar… / Milagre, como gritava o povo; fenómeno natural, como dizem sábios? Não curo agora de sabê-lo, mas apenas de te afirmar o que vi… o resto é com a Ciência e com a Igreja…”
Outras publicações, mesmo humorísticas, comentaram e glosaram as aparições de Fátima, como “O Século Cómico” (Suplemento de “O Século”) de 29/10/1917.

Artigo publicado no jornal JOÃO SEMANA (1 de novembro de 1977)
fonte: http://artigosjornaljoaosemana.blogspot.com.br/2016/07/fatima-na-imprensa-vareira-ha-60-anos-o_6.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre esta postagem!