sábado, 22 de abril de 2017

Pizza da casa

A pizza dos Arautos

Seus criadores foram mesmo os italianos. Mas existem várias hipóteses para explicar a chegada do ancestral da pizza à Itália. A principal delas conta que, três séculos antes de Cristo, os fenícios costumavam acrescentar ao pão coberturas de carne e cebola. Só que o pão deles era parecido com o pão sírio, redondo e chato como um disco. A mistura também foi adotada pelos turcos, que preferiam cobertura à base de carne de carneiro e iogurte fresco.
“Durante as Cruzadas, no século 11, o pão turco foi levado para o porto italiano de Nápoles”, conta o sociólogo Gabriel Bollaffi, da USP. Os napolitanos tomaram gosto pelo petisco e foram aperfeiçoando-o com trigo de boa qualidade para a massa e coberturas variadas, especialmente queijo. Nascia, então, a pizza quase como a conhecemos hoje. Faltava só o tomate, introduzido na Itália no século 16, vindo da América, e incorporado como ingrediente tão básico quanto o queijo.
A mais antiga pizzaria que se conhece está em Nápoles e foi fundada em 1830. A pizza margherita também surgiu nessa cidade, em 1889, feita de encomenda para o rei Umberto I e a rainha Margherita.
A pizza, com sua repercussão mundial, não poderia faltar no cardápio do Centro Juvenil dos Arautos do Evangelho!  Entretanto, em nossa casa, sai do forno com um tempero todo especial: é o sabor da amizade fiel, do ambiente de paz.
Para que todos possam participar também desta alegria, revelamos a seguir a receita da pizza da casa.
- 1 colher de sal;
- ½ colher de açúcar;
- 500 ml de água morna;
- 1 copo de óleo;
- 1 colher (sopa) de fermento;
- Farinha;
- 3 colheres de azeite.
Modo de preparo: Misture o sal, açúcar, água morna com o fermento. Depois acrescente o óleo e o azeite, colocando a farinha até dar o ponto. Espere a massa crescer para depois abrir e levá-la ao forno.
por Paulo Eduardo Roque Cardoso
fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/historia/qual-e-a-origem-da-pizza/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre esta postagem!