quarta-feira, 29 de maio de 2013

Qual é o maior dos Sacramentos?


Eucaristia: o Corpo de Cristo.
Minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue é verdadeira bebida.” (Jo 6,56)
 
(Adoração ao Santíssimo Sacramento, na casa dos Arautos de São Carlos)

Por meio destas palavras, e com outras ainda, Nosso Senhor fez a promessa do grande Sacramento que instituiria, assim permanecendo conosco até o fim dos tempos, pois não lugar onde a Igreja Católica tenha chegado, que não O possamos encontrar nas santas missas e capelas esperando por nós, dia e noite.
       Sabemos que dos Sacramentos, o mais necessário é o batismo, pois sem ele não há esperança de salvação; porém o maior, o mais santo e o mais adorável deles é a Eucaristia, que obtém e nos comunica o próprio Autor da graça, que é Nosso Senhor Jesus Cristo, em corpo, sangue, alma e divindade. Por isso dizemos: Santíssimo Sacramento.
      Outras denominações que se dão à Eucaristia: diz-se Sacramento do Altar, porque no altar se consagra e se conserva; Hóstia Sagrada porque Jesus Cristo, isto é, vítima imolada para a salvação do mundo; Pão do Céu porque contém Aquele que desceu do céu e se fez homem; Pão da Vida porque é a fonte da verdadeira vida, da vida divina, e nos assegura a vida eterna.
      Com essa prova de amor infinito de Deus para conosco, percebemos qual deve ser o nosso gratidão para com Ele, de louva-lo e reverencia-lo por este grande dom, por este incomparável tesouro que possuímos.
      Foi com esse intuito que a Santa Igreja instituiu a festa litúrgica de Corpus Christi em 1264, pelas mãos do Papa Urbano IV, tendo parte com ele dois dos mais renomados teólogos de todos os tempos, São Boaventura e São Tomás de Aquino.
      São Tomás, o Doutor Angélico, foi quem compôs a sequência da Missa de Corpus Christi. “Trata-se de verdadeira peça de literatura, que brilha pela profundidade do conteúdo e pela beleza da forma, elevação da doutrina e acurada precisão teológica e intensidade do sentimento”, conforme o as palavras de Mons. João Clá Dias , EP em sua obra “O inédito sobre os Evangelhos.”
      Lembrai-vos freqüentemente, com fé viva, de Jesus no Santíssimo Sacramento, sede a Ele reconhecidos. Peçamos a Maria Santíssima, Ela que com tanta devoção e recolhimento deve ter comungado, peçamos que Ela esteja presente em nossas comunhões, revestindo-nos com seus méritos, adorando-O como quereríamos adorá-Lo; e dizendo a Ele, aquilo que quereríamos ser capazes de dizer e pedir, mas não somos.

Assista também a Mons. João S. Clá Dias, comentando o belíssimo cântico eucarístico,
 Adoro te devote (Sto. Tomás de Aquino).
 

Um comentário:

Comente sobre esta postagem!