quinta-feira, 20 de junho de 2013

Ano da fé; Ano da juventude

"A Palavra do Pastor"
Dom Paulo Sérgio Machado,
Bispo Diocesano de São Carlos
(Dom Paulo Sérgio Machado, na casa dos Arautos do Evangelho em São Carlos)

Se não fosse o Santo Padre ter convocado, para o final de 2012 e quase todo o 2013, o Ano da Fé, poderíamos dizer que 2013 é o Ano da Juventude. Mesmo assim reconhecemos que o Ano da Fé leva ao Ano da juventude e vice e versa.
No início do ano, o lançamento da Campanha da Fraternidade que, pela segunda vez, contempla o tema da Juventude. A primeira foi 1992. Na comemoração dos 50 anos da campanha, que coincide com os 50 anos da abertura do Concílio, a Igreja manifesta, mais uma vez, a sua preocupação com a juventude, sabedora de que, uma Igreja sem jovens é uma Igreja sem futuro. Lembrada ainda da exortação de João Paulo II: " A Igreja será jovem quando os jovens forem Igreja".
Juventude é sinônimo de entusiasmo, de alegria, de confiança. Não basta dizer que "os jovens são o futuro da sociedade", se esta mesma sociedade não se ocupa deles. O mesmo se poderia dizer da Igreja. A opção pelos jovens, assim como opção pelos pobres, é e deve ser "marca registrada" da Igreja, isto é, uma opção que não pode ser desmanchada ou apagada. Quando se fala de jovens, vem sempre à mente as comparações. " A juventude de hoje esta perdida!", dizem os mais velhos. Lembro-me de que desde a minha adolescência, na década de 60, se ouvia falar da "juventude transviada". Portanto, não há como fazer comparações: são dois mundos diferentes. A nossa marcada por uma sociedade em que as mudanças eram muito lentas. A de hoje, vive uma "mudança de época", com mudanças profundas e rápidas. O jovem de hoje a vive realidade de um mundo novo: o computador, o celular... mudanças que mal dão tempo de o jovem se posicionar.
O lema da campanha deste ano é tirado do capítulo 6º, versículo 8º do profeta Isaías: " Eis-me aqui, envia-me". Assim como o profeta, também a juventude esta pronta para o envio. Basta dar ao jovem a oportunidade para que ele possa cumprir sua missão.
Em Julho, a Campanha que é de nível nacional, assume contornos mundiais, quando se realizará, no Rio de Janeiro, a Jornada Mundial da Juventude, idealizada por João Paulo II, continuada por Bento XVI, e agora com a presença e o incentivo do Papa Francisco. Representantes dos jovens de todo o mundo se concentrarão na "cidade maravilhosa", para demonstrar ao mundo a pujança da juventude, que também deseja ser "maravilhosa".
Quem é criança quer ser jovem. Quem é idoso gostaria de voltar a ser jovem. Portanto, a juventude e o ponto de referência para todos: ponto de convergência e de irradiação. Sonho para uns, nostalgia para outros.
O que a Igreja ardentemente espera, é que os jovens se tornem protagonistas de um mundo novo, mais justo, mais humano, mais fraterno e mais cristão.

(Fonte: Revista Unidade - Diocese de São Carlos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre esta postagem!