terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Em São Carlos – SP, na Paróquia São Cristóvão, encerramento de Missões para Cristo com Maria

SCR_9472Louvado seja Deus, pela perfeição de seus caminhos
Louvado seja Deus, meu Salvador (Sl 17, 47b). Por que o Senhor deve ser louvado? Pois perfeitos são seus caminhos (Sl 17, 31). Quais são os caminhos do Senhor? Deus, com efeito, manifesta os Seus caminhos governando a Criação. De fato, o Senhor não criou o universo como um relojoeiro a um relógio, abandonando-o à sua sorte. Deus não somente criou o universo, mas recria-o constantemente e o governa segundo seus augustos desígnios. Por conseguinte, governa o destino dos seres humanos, criaturas racionais, sabendo-o fazer com toda a perfeição, apesar do livre-arbítrio humano, o qual ferido pelas consequências do pecado, tende constantemente a afastar-se dos caminhos do Senhor.
São perfeitos os caminhos do Senhor. O que significa afirmar isso senão que Deus, em tudo o que faz, realiza do modo mais perfeito? E o mal, o pecado? Não são falhas nas obras do Senhor? Deus não terá falhado ao permiti-los?
O Senhor em tudo o que faz tem uma única finalidade: a Sua glória. O que é a glorificação senão um efeito que retorna cheio de gratidão e amor para a sua causa, com o fito de louvá-la, reverenciá-la, servi-la? Isso só podem fazer as criaturas racionais, dotadas de inteligência e vontade e portanto, de livre-arbítrio. Deus dá a tais seres a oportunidade de escolher ou a favor dele, ou contra Ele. Não existe meio-termo, ou terceira opção.
O Senhor, concedendo ao Anjo ou ao Homem a oportunidade de glorificá-lo, abre a possibilidade de que ele não o faça. Daí é que surge todo mal, e o pior de todos: o pecado, a ofensa a Deus. Não é justo que o Senhor puna o Anjo ou o homem pecador, condenando-o ao inferno? Desta maneira, Ele manifesta, também, um de seus atributos: a justiça. Não é a justiça dar a cada qual o que lhe compete, ao justo, o prêmio e ao pecador, o castigo? Não é justo que o prêmio do santo seja eterno e o castigo do pecador recalcitrante o seja também? Uma vez que este ofendeu um ser infinito, não merece ele uma pena infinita? Uma vez que o desejo do pecador é, no momento do gozo pecaminoso, que tal deleite seja eterno, não merece ele uma pena eterna, visto que seu desejo foi passar a eternidade gozando do que é ilícito e contra Deus?
Nisto nós vemos o quanto os caminhos do Senhor são perfeitos, e o quanto devemos louvá-lo por isso.
*
Devemos também louvar o Senhor em sua misericórdia. Não é o Senhor quem sustenta o inocente, a fim de que este não venha a pecar? Nisto manifesta-se sua misericórdia. Não é Ele que deposita no coração do pecador o arrependimento de seus pecados a fim de este se converta, abandonando seus vícios? Não é Ele, também, que mesmo na punição, castiga menos do que deveria, por pena de uma criatura que saiu de suas amorosas mãos?
Com efeito, Deus ama com amor infinito os seres racionais que criou por amor. Ele deseja conceder às suas nobres criaturas racionais todos os bens que lhe competem. E por que a muitas castiga com rigor? É porque tais se fecham insolentemente ao Seu infinito amor, não retribuindo amor com amor, mas se fechando em seus próprios limites. Deus deseja elevar o Anjo e o Homem a participar de Sua Vida Divina, e tais seres, de um modo ingrato e por evidente orgulho não o querem fazer.
Louvemos a Deus, pela perfeição de seus caminhos. Paguemos amor com amor.
*         *         *
Para encerrar os dias de Missões para Cristo com Maria na Paróquia São Cristóvão (Bairro Jockey Club), na noite de sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016, foi celebrada uma Santa Missa, a qual foi presidida pelo pároco, o Revmo. Pe. Dionísio dos Santos.
Após a celebração, realizou-se uma cerimônia de coroação da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima. Quem teve a graça de cingir a coroa na fronte da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi o mesmo Pe. Dionísio. Este, em seguida, consagrou sua paróquia ao Imaculado Coração de Maria.
Para finalizar a cerimônia, foram abençoados, entregues aos coordenadores e enviados novos oratórios do Apostolado Maria, Rainha dos Corações”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre esta postagem!