quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Saltério ou Rosário?


Porque se chama Rosário?
Você já se perguntou?

Nas eras pastoris da humanidade, utilizava-se um objeto composto de pequenas contas que as uniam por uma corda. Assim os pastores utilizavam este modesto instrumento para contar seu rebanho.

O Saltério

O grande Rei Davi, que também foi pastor, quem aprimorou este objeto. Depois de seu pecado, são compostos os salmos. Que se somam ao número de 150.  
O rei Davi toma este instrumento dos pastores, e o aprimora. Faz dele um objeto para contar os salmos. Com 150 contas. Assim, após Davi, passou a ser conhecido, "Saltério".

O saltério com o passar do tempo, foi transformado pela igreja num dos objetos mais sublimes e eficazes para a nossa salvação. Manteve-se o número de contas, e passou-se a rezar meditando na vida, paixão e morte de Jesus. Que estão comtemplados nos mistérios, gozosos, dolorosos e gloriosos. E agora os luminosos.

Por quê Rosário?

Conta uma piedosa lenda medieval, que certo monge muito devoto do saltério, o rezava assiduamente, e era grande entusiasta e propagador desta devoção. Um dia Alberto, assim se chamava, não compareceu, à refeição. Deixando assim perplexo o superior, pelo seu atraso, pois Alberto bem conhecia o ditado: "O sino é a voz de Deus". 

Então o abade, pede a um monge que procure o monge Alberto, para saber se algo acontecera e saber o motivo de seu atraso. Mas este foi, e não voltou. Foi um segundo, e não voltou também. Assim foram todos os monges, um após o outro. Ficando somente o abade no refeitório. Também este foi para não voltar, pois, Oh! maravilha, todos os monges estavam apinhados na porta da capela da Abadia, e assistiam um grande prodígio.

Eis que o abade também se aproxima e vê, o monge Alberto rezando seu saltério devotamente, no altar, aos pés do Santíssimo Sacramento. 
A cada Ave-Maria que recitava, via-se sair de seus lábios uma bela rosa branca, e a cada Pai-Nosso uma rosa vermelha, de beleza não menor.

Ao término da recitação do saltério, os monges estupefatos, assistiram os anjos descerem do céu, recolherem todas as rosas, e fazerem uma bela coroa depositando-a aos pés da Santíssima Virgem.

Assim, após esta impressionante manifestação do agrado de Deus e de Maria Santíssima, demonstrando num gesto de amor, quanto é agradável aos seus olhos esta devoção, que é fundamental para o cristão, "o Saltério", passou a ser denominado, "Rosário", ou seja "Coroa de Rosas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre esta postagem!